sexta-feira, 26 de março de 2010

Netbook Dell Inspiron 1010

Bom dia, folks!

Vou começar esse lance de blog comentando um pouco da minha experiência com o meu recém comprado Netbook Dell Inspiron 1010.

A aproximadamente dois anos atrás eu comprei um Notebook Dell Inspiron 1525 na cor azul que possuía uma configuração razoável (Processador Celeron, 2Gb de RAM e HD de 80Gb). Me recordo que na época eu preferi comprar um Notebook mais modesto a um Desktop mais parrudo pois visava mobilidade a performance.

Bom, a mobilidade eu possuía. O grande problema era carregar um equipamento de 15'' e peso de 2.79kg para a faculdade, trabalho, cursos ou enfim.

Porém esses dois anos serviram como luva para eu aguardar a evolução e a lapidação dessa pedra bruta que aparecia no mercado chamada de Netbook. Os precursores Asus eeePc possuíam tela, teclado, processamento e armazenamento muito pequenos e ainda não valiam o preço que custavam.

Hoje em dia temos vários fabricantes disputando este mesmo nicho de mercado e várias propostas nos saltando aos olhos todos a todos os momentos e com a Dell não foi diferente.

A escolha do equipamento levava em consideração fatores como performance, conexões, recursos multimídia, boa aparência e tudo o mais. Mas a principal realmente era a mobilidade! Isso porque mudei para o Mackenzie recentemente e lá as "carteiras" não acomodam muito bem nada maior que 11''.

Como todos os equipamentos do mercado, hoje em dia, possuem uma característica muito semelhante no que se refere a tamanho, a questão da mobilidade não iria oscilar muito em função da marca e então eu parti para os outros ítens. Outro ponto padrão também era o processamento pois todos da mesma média de preço traziam o mesmo modelo do Atom e a mesma quantidade de memória RAM.

O segundo fator decisivo seria a escolha da marca. Sim, eu acredito que empresas diferentes podem até fazer produtos semelhantes, mas a questão gira em torno da propriedade com a qual elas fazem os produtos. Estava em dúvidas entre HP e Dell que são, hoje, as marcas de minha preferência.

Após várias horas de especificações, opiniões, anúncios e oportunidades lidas e ouvidas, eu consegui informações interessantes como saber que o HP possui um desempenho maior por mesclar o GPU com o processamento central, algo que é interessante dado que a proposta dos Netbooks não é performance para Multimídia ou Jogos, por exemplo.

Porém, o que me surpreendeu no Dell foram os detalhes. Aliás, a Dell sempre surpreende nos detalhes. O equipamento deles viria, na configuração escolhida, com Windows 7 Starter, HD de 160Gb, 1xHDMI, Bluetooth, Tela LED (não HD nesta versão), 3xUSB, 1xCardReader, e o que mais me agradou aos ólhos: Um Modem HSDPA (3G) imbutido no aparelho. Coisa que a série Inspiron sempre teve possibilidade de trazer mas a Dell não havia conseguido lançar no Brasil até então devido à aprovações da placa HSDPA junto à Anatel (Meu inspiron antigo até tinha, inclusive, uma entrada para SIM card mas não possuía a placa HSDPA. Nada que o eBay não resolvesse também, :) mas enfim...).

Pontos negativos para a Dell: Entrega demorada (pois o equipamento é montado no RS e remetido para SP) e frete muito caro (Lembro que paguei uns 125,00 de frete no meu antigo Notebook). E não houve, durante o período de compra, parceria com lojas grandes para a venda desse equipamento, só cheguei a ver na FastShop o Inspiron 11z que é maior e leva uma configuração diferente.

Como consegui uma promoção para frete grátis, efetuei a compra do brinquedinho!

Tive problemas com a montagem do equpamento porque, segundo a dell, houve um atraso na entrega de algumas peças o que atrasou a minha entrega em uns 5 dias úteis. Mas tudo bem, comprei no Carnaval e sabem como é essa maravilha de Brasil, é ou não é?

Chegando o equipamento eu me surpreendi muito com o tamanho. Claro que já tinha visto outros mas foi estranho colocá-lo no mesmo lugar destinado ao anterior na mesa e ver que sobrava MUITO espaço.

Agora, depois de um mês aproximadamente de experiência de utilização, consegui formar algumas certas opiniões sobre ele:

Mobilidade: TOTAL, é muito leve, discreto e tranquilo de ser carregado. Como todo Notebook é preciso cuidados pois tem um HD ali, mas nada muito fora do normal.
Performance: MÍNIMA, não espere que você conseguirá manter o nível de tarefas que desempenhava em seu Desktop/Notebook porque mágica não existe. Não vai rolar!

Saldo geral: Feliz com a troca e com a aquisição. Para as minhas necessidades atuais está caindo como luva e recomendo a quem precisar de mobilidade e de um computador sempre a mão na faculdade, em clientes, na sala de espera do dentista ou no banheiro, porque não?! =]

Adiante eu colocarei alguns índices de utilização como consumo de memória, processamento, bateria e etc...

Já acho que escrevi muito para o primeiro post efetivo! Aliás, texto não revisado. Problemas de gramática e semântica são previstos ao longo do percurso.


Beijos nas crianças! Ufa :)

2 comentários :

  1. Hey Banana!
    Nada mal pra um 1o. post!
    Aguardo as informaçoes sobre memoria e processamento...
    Preciso de um netbook (apesar do post ser sobre notebook), e estou pendendo pra Dell.
    Abraçao

    ResponderExcluir