sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Transformando uma Webcam integrada de Notebook em um dispositivo USB


Saudações, grandes fãs e leitores das futilidades aleatórias deste que este vos escreve. Sentiram saudades? Claro que não! Ninguém acompanha isso aqui mesmo.

Bom, de qualquer forma eu estou aqui hoje para contar para todos vocês como transformar sua Webcam integrada em um dispositivo USB que pode ser usado com qualquer Notebook, Desktop e até mesmo com dispositivos Android, por que não?

E qual a motivação disso? Ora, no meu caso: puramente esporte. Mas isso pode ser interessante caso você queira dar alguma utilidade para esta peça daquele seu velho [Note|Net]book quebrado como utilizar nesses mais modernos, avançados e sofisticados televisores que aceitam este periférico sob esta conexão com o intuito da realização de vídeo chamadas. Pense bem, normalmente estas Webcams são de tamanho bastante reduzido e podem ficar bem discretas em frente à sua TV (Ou até mesmo dentro dela se você for dotado da coragem, técnica ou audácia suficiente de tentar um Mod!) Inclusive, você pode usá-las para algum projeto acadêmico ou de pesquisa justamente por serem dispositivos de dimensões bastante reduzidas que podem facilmente serem integradas a um projeto de eletrônica e/ou robótica (Arduino, MindStorms, entre outros).

Bom, então vamos ao que nos interessa! Para a realização desta tarefa você precisará de alguns itens:
  • Webcam (E sim, eu estou falando sério);
  • Cabo original que ligava o dispositivo à Placa Mãe do equipamento (E vocês verão que isso é uma parte não necessária do projeto, mas bastante importante);
  • Conector USB padrão do Tipo A (Mas pode ser qualquer outro: Tipo B, Micro, Mini, etc. Vai depender do seu projeto).


E de algumas ferramentas:
  • Soldering Stand (Não faço ideia de como se escreve isso em Português). É interessante que tenha uma lupa acoplada, mas não é necessário;
  • Ferro de Solda (Um bom, não aquele que a sua tia usa para cortar isopor ou o que o seu cunhado usa para reformar farol de carro);
  • Solda;
  • Sugador de Solda;
  • Alicate de Corte;
  • Estilete (Crianças peçam a ajuda de um adulto);
  • Chaves Philips e/ou de Fenda para desmontar a Webcam do equipamento.


Entretanto, tudo isso é bastante supérfluo perto dos itens mais importantes para a realização da tarefa: Paciência e vontade. Sério, se você não possui nenhuma paciência e não estiver realmente interessado em fazer isso, nem comece. Você só vai terminar com um computador montado pela metade ou desmontado pela metade o qual você nunca mais montará de novo e nunca mais vai querer colocar as mãos sobre.

Além disso, alguma habilidade no que se refere a manusear ferramentas básicas e principalmente ferros de solda faz-se necessária.

E por último, mas não menos importante, um recado dos nossos patrocinadores: Faça isso sob sua inteira e total responsabilidade. Não é só pelo motivo que funcionou comigo que funcionará com você por diversos fatores. Esteja ciente dos riscos que A REALIZAÇÃO Desta tarefa pode trazer, que podem chegar, inclusive, a danos generalizados e irreversíveis aos equipamentos que você usar neste projeto!

Ou seja, se algo der errado e você vier reclamar comigo, tudo que eu poderei dizer será: “Go cry to your mama!”

Legal! Terminadas as apresentações, vamos para esta que é a parte mais curta de todo este post: Realizar a tarefa!

O que pouquíssima gente sabe, é que a maioria esmagadora das Webcams integradas aos Notebooks já é USB, apenas os conectores são diferentes. Logo, apenas uma adaptação básica é necessária. (Não sei como é que eu conseguia dormir tranquilamente antes de saber disso!)

Em primeiro lugar, vamos analisar a Webcam que temos. Como vocês podem ver na foto abaixo, esta é bastante simples contendo a câmera em si, um LED indicador de atividade e o conector para o cabo original (Entre outros componentes vitais para o seu funcionamento, porém indiferentes ao nosso projeto).


Como eu disse anteriormente, o cabo original é extremamente importante pois, caso você precise usar outro cabo, será muito difícil remover o conector que recebe o cabo original do PCB da Webcam e colocar qualquer outra coisa no lugar. Eu, no seu lugar, nem tentaria. Dica: Se você for comprar alguma Webcam no eBay, por exemplo, exija ou prefira o cabo original.

Tudo isso, portanto, será mantido. Na outra ponta do cabo, nós removeremos o conector original que deveria ser conectado na Placa Mãe do equipamento e também removeremos uma parte desta capa que envolve o cabo em toda a sua extensão.

Como a imagem abaixo nos mostra, o cabo da câmera do Notebook que eu usei para o projeto (Um HP DV2000) já contém seus fios internos nas cores: Vermelha, Branca, Verde e Preta. Padrão do USB. Sobra apenas um cabo de cor Marrom que, conforme alguma básica pesquisa na Internet, pude descobrir que se trata de uma ligação para Microfone (A qual não usaremos uma vez que nossa Webcam não possui o Hardware para desempenhar esta função). Alguns modelos podem conter até três fios para microfone (Muito provavelmente se um padrão analógico estiver sendo usado e a câmera possuir dois microfones), cabe a você pesquisar um pouco e identificar quais cabos correspondem ao USB e quais não. Normalmente, e pelo o que eu andei lendo por este mundão velho sem porteira, as cores ou o trançamento dos fios de dados do USB deixam a identificação bastante intuitiva neste ponto.


Finalmente, uma vez identificados os cabos, basta efetuar a soldagem seguindo o Padrão USB. Vale reforçar que a ligação incorreta dos cabos pode ocasionar danos a sua Webcam, a sua Porta USB, ao Hub USB do seu computador como um todo, à Placa Mãe inteira ou até mesmo a outro periférico de seu computador (Vai saber. Isso dependerá do seu "accuracy"). Portanto tome muito cuidado aqui e, se possível, teste seu projeto em um dispositivo menos importante.

Tudo pronto, basta conectar o USB em seu computador e esperar que o Windows reconheça o dispositivo. Eu testei nas versões Windows 8 e Windows 7 Starter e ambos reconheceram a câmera como “HP Webcam” sem a necessidade de nenhum driver ou programa adicional. Não testei no Linux ou Mac mas não vejo problemas no funcionamento.

Depois disso é só testar! Abra o seu programa preferido que faça uso da Webcam (No meu caso estou usando uma aplicação de câmera para Android, pois ainda por cima a Webcam é compatível) e verifique a qualidade da imagem. Se tudo funcionar como o esperado, você verá que o LED de atividade da Webcam se acenderá e que a imagem será exibida na tela. Se tudo der certo.


(Percebam que a qualidade da imagem não é muito boa, pois a Webcam é muito antiga. Esta foto possui resolução 640x480 - se não me engano)

E está pronta a alteração! Caso você pretenda usá-la definitivamente como Webcam, vale a pena utilizar um conector melhor do que eu usei para o exemplo e até mesmo construir um invólucro para o produto. Em alguns websites eu vi o pessoal prendendo a Webcam ao Notebook com a ajuda de um Binder Clip (Apesar de eu considerar isso uma atitude fortemente desaconselhável)!


Espero que vocês tenham gostado deste post tanto quanto eu gostei de fazer a conversão. Peço-lhes perdão pela minha notável ausência e espero que esta não se repita. Uma vez que eu consigo divulgar melhor isso aqui e, até quem sabe, conseguir leitores que não tenham sido contratados para ler o conteúdo deste Blog, pode ser que eu me incentive a escrever mais artigos. Divirtam-se!

Referências:


P.s.: Eu (odeio) não sou lá muito fã de Webcams e sou extremamente paranoico com elas. Não é difícil encontrar meu Notebook com um Post-It na frente da câmera ou então uma fita isolante. Portanto, tenham cuidado com o que fazem na frente do computador. Abraços!

117 comentários :

  1. Thiago estou com uma câmera do positivo Unique, e os cabos que tenho na ponta dela são VERMELHO, BEJE, BRANCO e PRETO....

    O BEJE substituiria o VERDE ??

    E eu tenho que ter o Hardware pra ele funcionar né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz,

      Tudo indica que sim. Muitos fabricantes invertem uma ou duas cores dos cabos em alguns casos. Entretanto, além de se atentar às cores isoladamente, procure verificar se elas acompanham o padrão do USB. Se, no seu caso, o Bege estiver trançado com o Branco, as suas chances aumentam, por exemplo.

      Porém, por maiores que sejam as chances, lembre-se de que existe uma margem para o fabricante não seguir padrão nenhum e você pode até queimar a Câmera se a ligação estiver errada. Este risco é com você! ;)

      Agora, em relação ao Hardware que você comentou, eu não entendi direito a sua dúvida. Se você possuir o circuito da Câmera (com o sensor e a lente) e o cabo original, basta adicionar um conector USB à ponta do cabo como acima e já basta para ela ser utilizada.


      Abraços,
      Thiago Lima

      Excluir
    2. Encontrei suas dicas... E foi util. Mas na ora das cores tive problemas... "como minha area e eletronica" (estou a algum tempo sem pratica) teve de deixar a preguiça de lado. Tal vez seja util esta dica. (precisa medidor de continuidade) 1 - se ligar os cabois de dados invertido, não danifica, é so voltar - deve apenas aparecer "dispositivo usb com problema" para identiciar com precisão - alimentação + e -, é facil o "negativo" - e o mesmo da carcaça, seja - O fio que esta ligado aos pontos de cobre maiores da plaquinha da camera, os locais que parafusa, e entra em contato com a carcaça do notebook com bastante segurança este é o negativo. E o "positivo" +, com certa facilidade é só localizar um componente de potencia, (tipo um transistor smd) - é só por no google. O positivo vai ligado nele. seja dos fios o que tiver ligado direto a este componente e o "positivo"

      Excluir
  2. Olá amigo Thiago...
    antes de mais parabéns pela tua explicação acerca do tema.

    Tenho um HP Pavillion com a gráfica queimada do qual retirei vários componentes incluindo a sua webcam. Depois de tentar ligar os fios conforme está explicado a mesma nao foi detetada depois de ligar o respetivo cabo USB a um PC com o win8.

    Será que me podias dar uma ajuda? Em baixo coloco umas fotos da webcam e do cabo usb que descarnei com os respetivos fios e cores.
    [URL=http://imageshack.us/photo/my-images/32/4kfw.jpg/][IMG]http://imageshack.us/scaled/medium/32/4kfw.jpg[/IMG][/URL]
    [URL=http://imageshack.us/photo/my-images/694/p8tc.jpg/][IMG]http://imageshack.us/scaled/medium/694/p8tc.jpg[/IMG][/URL]
    [URL=http://imageshack.us/photo/my-images/841/7zl7.jpg/][IMG]http://imageshack.us/scaled/medium/841/7zl7.jpg[/IMG][/URL]

    Agradeço desde já a ajuda

    Cumps

    Celso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso,

      Pelo que eu pude ver nas fotos que você postou, as cores dos cabos da sua webcam não são tão intuitivas de se seguir para fazer o conector como as cores do meu cabo. De qualquer forma, eu comparei o seu conector com o meu e a relação de cores que eu acredito que seja é a seguinte (na esquerda está o seu cabo, na direita a cor correspondente ao padrão USB):

      Bege -> Preto;
      Vermelho -> Vermelho;
      Roxo (ou Cinza) -> Branco;
      Preto -> Verde.

      Lembrando que este é o jeito que eu ACHO que vai funcionar. Não tenho nenhum DataSheet ou qualquer documento para afirmar com certeza. De qualquer forma espero que funcione com sucesso e que a tentativa anterior não tenha danificado o dispositivo.


      Abraços!

      Excluir
  3. Olá Thiago...obrigado desde já pela ajuda.
    Vou então tentar fazer como dizes para ver se consigo por isto a funcionar...não creio que tenha danificado a cam pois o fio vermelho 5v foi ligado no sitio certo mas a ver vamos...
    Depois posto aqui o resultado

    Obrigado mais uma vez

    Abraço

    Celso

    ResponderExcluir
  4. Olá de novo amigo...
    FUNCIONA! 5 estrelas! de facto é mesmo da forma de disseste. Nunca chegaria lá pois para mim o mais logico era seguir o padrão de cores "normal"

    Muito obrigado pela ajuda ;)

    Abraço

    Celso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso!

      Que ótimo saber que deu certo! Realmente o seu padrão de cores é um pouco diferente. Mesmo vendo o trançamento dos fios seria difícil acertar qual seria o verde ou qual o branco. Mas que bom que funcionou!


      Sucesso com o seu novo dispositivo. Abraços!

      Excluir
  5. Olá eu vi seu tutorial e resolvi tentar com minha webcam. Eu conectei os cabos mas minha web cam nao tem led... Eu conectei no notebook e deu como dispositivo desconhecido, será que conectei certo? Como devo prosseguir???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yuri, tudo bom? Se ele deu como dispositivo desconhecido ou o seu dispositivo não é nativamente USB (como o dos colegas ou o meu) e depende de mais algum hardware (Provavelmente pinado na placa-mãe, o qual você não conseguiria remover) ou então você não ligou da forma esperada. Quais as cores do cabo da sua WebCam e como você tentou ligar?

      Abraços!

      Excluir
    2. Olá Thiago, eu conectei os fios e novamente deu unknown device, hoje eu reparei bem que são 5 fios, 4 de cores e um sem isolamento que estava plugado em algum lugar na placa... Vc tem alguma ideia de como eu posso resolver isso? Sabe para que esse fio extra serve?
      Obrigado, Abraços!

      Excluir
    3. Yuri,

      Este fio extra pode ser para aterramento e/ou proteção contra interferência (blindagem do cabo). Não sei ao certo dizer. Você tentou instalar os drivers da WebCam? Abraços!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Acho que vale a pena você dar um pulo no site da Itautec, procurar pelos Drivers do modelo do seu notebook e baixar o da WebCam. Pode resolver.

      Excluir
  7. Tenho uma cam de um note antigo (notebook Infinity IS 1422 da STI)

    Os fios são: (Da esquerda para a direita)
    Amarelo
    Laranja
    Vermelho
    Marrom
    Preto

    Vermelho e Marrom estão trançados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #Edit:

      no verso da webcam existe alguns dados, não sei se ajuda.
      seguindo na mesma ordem, da esquerda para a direita:
      Amarelo = 5VD
      Laranja = DM
      Vermelho = DP
      Marrom = GND
      Preto = GND/GPIO

      Excluir
    2. Olá Thiago, estas informações foram valiosíssimas. Se você verificar nesta imagem (http://wiki.bemaniso.ws/w/images/e/e9/USB_A_pinout.jpg), você verá as cores e a pinagem do padrão USB. Para o seu caso, eu acho que a correspondência é (USB -> Sua cam):
      Preto -> Preto
      Verde -> Marrom
      Branco -> Vermelho
      Vermelho -> Amarelo

      O Laranja não deve ser útil assim como nos dispositivos de alguns colegas acima.

      Para mais referências, dá uma olhada neste artigo: http://en.wikipedia.org/wiki/USB


      Espero que ajude e que de certo. Abraços!

      Excluir
  8. Thiago também estou com uma câmera aqui , mais a minha tem as seguintes cores preto blindagem laranja/vermelho/marron/preto

    ResponderExcluir
  9. sera que você poderia me dar uma ajuda, nesta questão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,

      Você já tentou ver se o seu caso não é o mesmo da Cam do Thiago furquim? Algum destes fios está trançado com outro?


      Abraços,
      Thiago Lima

      Excluir
  10. cara você me ajudou bastante, tinha um notebook velho e queria retirar algumas coisas dele mas não sabia o que fazer. mas quando retirei a placa da webcam percebi que as cores são diferentes da que você menciona acima, você poderia me ajudar. no meu caso os fios do cabo são (vermelho, cinza e o verde e o bege estão trançados. Obrigado pela publicação espero ansioso pela resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. O seu padrão é um pouco complicado. Eu chutaria o seguinte:
      Vermelho -> Vermelho
      Cinza -> Preto
      Verde -> Verde
      Bege -> Branco

      Mas ainda assim é um pouco no escuro que estou dando este palpite. Verifique se no PCB da WebCam ou na placa-mãe do seu notebook não tem mais alguma informação como sinais '+' ou '-' e etc. Isso pode ajudar a decidir.

      De qualquer forma, é muito provável que o Vermelho da sua WebCam seja o Vermelho da USB. Como os trançados são o Verde e o Bege, a chance de o Cinza ser o equivalente ao Preto também aumenta. Logo isso reduz a chance de você queimar o seu dispositivo por ter ligado incorretamente. Mas ainda assim existe um risco, o qual você deve ponderar.


      Abraços!

      Excluir
    2. Cara deu certo, vc me ajudou muito. muito obrigado foi um chute certeiro. funcionou perfeitamente. Vlw abraços. Obrigado.

      Excluir
    3. Que bom que deu certo! Abraços!

      Excluir
  11. cara estou cam de um positivo sim +. Os fios são de cores diferentes. tem um Preto outro fio desencapado e um vermelho trançado com um cinza. ja viu essas cores? pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, complicada a configuração da sua Webcam, hein? O que eu consigo dizer desde já é que o desencapado é, muito provavelmente, o negativo (preto) e que os trançados são os de sinal. Mas até aí não é nada que ajude muito.
      Se você olhar na placa da WebCam, próximo ao conector, tem algo escrito? E na placa-mãe também perto do conector da WebCam?

      Abraços!

      Excluir
  12. Olá Thiago,
    Poderia me ajudar? Vai uma imagem das cores dos fios do cabo dá minha webcam, é de um notebook acer aspire! As cores são: amarela, verde, rosinha, branca e verde clara, aquele fio preto é revestido de borracha e mais grosso, imagino que seja do mic!
    Obrigada desde já!
    https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1394243_577467215659859_1997521576_n.jpg
    Abraço,
    Bruna.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Thiago
    Tenho uma de notebook igual a essa que vc descreve no blog...
    você poderia me dar uma dica, tem como ligar ela num video cassete ou DVD?
    desde já agradeço!

    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilmar,

      Você diz ligar a Webcam na porta analógica de entrada do Vídeo Cassete ou DVD?


      Grato,
      Thiago Lima

      Excluir
  14. Respostas
    1. Olá Gilmar,

      Eu acredito que isso não seja possível uma vez que a WebCam entrega os dados pelo barramento USB de forma já digital e os equipamentos (como o VCR ou o DVD) recebem dados analógicos em suas entradas RCA. Mesmo se você ligar a WebCam na porta USB do seu DVD, provavelmente ele não possuirá as rotinas para trabalhar com um dispositivo desta natureza.
      Se a sua ideia for gravar as imagens da câmera, acredito que ligá-la em um PC e utilizar um software de gravação será mais efetivo.

      Abraços!

      Excluir
  15. Qual e o Cabo de Video, Condutor de video ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o vídeo é passado de forma digital pelo cabo USB. Abraços!

      Excluir
  16. Thiago, curti muito a explicação e fui tentar fazer com a minha cam, mas ela tem 5 fio: amarelo, cinza, preto, vermelho e branco, fiquei meio na duvida sobre o que fazer, tem como dar uma ajuda?
    Valeu desde já e parabens pelas intruçoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bom? Que bom que gostou da explicação! Você sabe dizer se a sua WebCam possui algum destes fios trançados?

      Abraços!

      Excluir
    2. Tem sim, o preto e o marrom, os outros tres estão soltos (me desculpe pela confusão, o fio que vi não era vermelho e sim marrom)

      Excluir
  17. Olá, gostaria de compartilhar meu conhecimento com vocês. Eu usei duas câmeras para o teste, na primeira eu apanhei por causa de um fio remoto que servia pra acionar a câmera sendo este verde e mais grosso, originalmente tão grosso quanto o massa (-) e o positivo (+). Antes de ligar esses fios primeiro identifiquei os pontos de alimentação V+ e Ground (-), depois identifiquei um micro transformador de 4 vias (microchoque) nele seguem duas trilhas aos conectores que são o D- e D+ (entrada e saida de dados) caso aparecesse no pc falaha de hardware usb, basta invertelos. Sobretudo após os testes não funcionava e o fio verde estava ali pra irritar-me eu achando que poderia de ser de um microfone integrado, ai lembrei, não tinha microfone, fiz o seguinte, medi com o multímetro para saber a tensão nesse fio, estava zero, então fui ao risco, encostei no massa (-) e nada, encostei no vermelho V+ e funcionou perfeitamente. Antes eu quero lembrar que algumas câmeras usam tensão de 3,3v, sugiro procurar informações da mesmas para isso. Bom com a segunda camera me deparei com vários fios de diferentes cores, uma asus usb 3,3v, marcado no corpo da camera os 3,3v não quis arriscar os 5v, continuando... retirei o conector com o ferro de solda, como já tenho experiências com eletrônica e componentes smd durante alguns anos ficou fácil fazer a solda, procurei nos pinos do conector a trilha mais grossa, esta seria a alimentação e liguei nele um regulador de 3,3v smd, facilmente encontrado em aparelhos de dvd e sons automotivos dos mais recentes, ou simplesmente, em qualquer eletrônica. Depois que identifiquei a alimentação e o massa (-) procurei pelo microchoque o pequeno transformador de 4 vias onde segui as trilhas que iam para o conector e garanto, fui certo nos dados (D+ e D-) a câmera funcionou perfeitamente. Bom não vou deixar mais detalhes, deixo meu facebook para contato: fb.com/100007297061968

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível! Muito obrigado por estas informações, Thiago! Abraços!

      Excluir
    2. A minha tinha esse remote também, na hora lembrei dos módulos automotivos, liguei o fio verde no vermelho e o windows instalou os drivers na hora!

      Excluir
  18. Olá , tenho uma webcam que retirei de um not STI Semp Toshiba , a camera é de 3.4v , a sequencia dos fios no conector original são ( preto - marrom - vermelho - laranja - e amarelo ) tentei ligar segundo suas orientações acima mas a mesma aqueceu em segundos e antes que a queimasse removi da usb ,gostaria de saber qual a forma certa da ligação , não sei se ajuda mas no verso da cam esta 5VD - DM - DP - GND - GND/GPI0 , ou seja começando5VD na direção do preto e assim por diante , desde já agradeço a atençao

    ResponderExcluir
  19. ola Thiago Lima eu retirei uma web cam de um STI Semp Toshiba e as cores q estão no cabo conectadas são( marrom-preto-laranja-vermelho-amarelo )isso da esquerda para a direita como posso conectar transforma para USB.

    ResponderExcluir
  20. fala meu camarada blz? tenho uma hp webcam com essa coloração padrão + o fio marrom, fiz a conexão só q não funcionou? vc teria alguma dica?

    ResponderExcluir
  21. Meu amigo, conectei as cores certas mas por algum motivo o computador nao identifica o periférico, sabes o que pode ser?

    ResponderExcluir
  22. Olá Thiago, parabéns pela iniciativa. Você saberia dizer se seria possível eu conectar um RCA na saida do decodificador de tv a cabo e ligar o fio diretamente no circuito de uma webcam usb externa. Finalidade: Fiz um programa em flash que abre uma janela com a imagem da webcam e do lado passa um slide show. Isso pra ficar mostrando num computador ligado na TV. Agradeço a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Epitacio. Esta dúvida é semelhante com a do Gilmar. Eu acredito que não uma vez que o USB é um padrão de comunicação Digital e o RCA é Analógico. Você precisaria de algum dispositivo que efetuasse a conversão.
      Minha dica, coloque a webcam em um computador e direcione a saída VGA (Ou HDMI ou DVI) para uma TV ou Monitor. Acho que o caminho será mais fácil desta forma.

      Abraços!

      Excluir
  23. Thiago...boa noite..
    eu queria q vc me ajudasse é pq a minha webcam tem 5 fios;
    VERMELHO > 5VD
    PRATA >DM
    PRETO >DP
    LARANJA >GND
    AMARELO >GND/GPIO

    O PRETO e o PRATA estão trançados um no outro como eu faria a ligação....
    desde de já agradeço...

    ResponderExcluir
  24. ola estou com um problema, minha web possui 2 fios sem emcapar, um vermelho ,um meio cinza e um meio preto, nao sei como ligar, poderia me dar uma ajuda?

    ResponderExcluir
  25. Aqui foi fácil, atrás do conector que vai na câmera tinha a legenda 5v, D+, D-, GND, e Power0.
    Dai foi só seguir a lógica, o power0 funciona como se fosse o remote dos módulos de carro, deve ser ligado no positivo, dai fica: +5v e Power0 juntos. E os respectivos D- e D+ normalmente. Dai foi só plugar e o windows instalou o driver.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns, gostei do blog, consegui fazer com uma 6-88-m810c de um micro com placa mãe queimada. Valeu funcionou 100%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola, Fernando! Que bom que curtiu. Parabéns por ter conseguido com a sua também!

      Excluir
  27. Olá Thiago Lima adorei este seu tópico, comprei uma câmera do Pavilion HP DV9000 muito parecida com esta sua, mas o cabo original que veio com esta CAM é como o do amigo "Kelsinni Cie", que é este aqui, http://imageshack.us/photo/my-images/841/7zl7.jpg .
    Lá no início da postagem nas fotos 1 e na 2 podemos ver se ampliarmos elas que esta sua CAM trabalha com 3,9V e que você ligou diretamente nos 5V da porta USB, a minha também está marcando 3,9V no silk da plaquinha, a minha dúvida é, poderei ligar nos 5V ou vou ter que baixar a tensão para os 3,9V? Fico no aguardo, obrigado. Abraços do amigo Max. ;o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Max! No meu caso eu usei os 5V do USB sem nenhuma adaptação. Pra mim funcionou, mas se este 3V9 referiam-se a outra coisa ou então se eu dei sorte e minha WebCam só não queimou AINDA, isso eu não sei. :)
      Eu também não sei quais são os efeitos de ligar direto com 5V. O que eu posso te sugerir é começar com 3,9V e depois tentar incrementar a voltagem caso não funcione.


      Abraços!
      Thiago Lima

      Excluir
  28. Thiago liguei em 5V mesmo, vamos ver o quanto aguenta....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que dure bastante. Não acho que você terá problemas! Abraços!

      Excluir
  29. Boa Noite Amigo! tinha pensado pensado em ligar os fios mais tava em duvida entre os de dados mas seu artigo ajudou muito! o meu dispositivo só tinha 4 fios vermelho branco alaranjado e um completamente descascado que usei para o GND! tenho outra duvida tem como usar a tela do noot como entrada AV somente! espero que entenda e me ajude pois já procurei muito na net e nada com sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlio. Parabéns pela sua nova WebCam! ;)
      Em relação a usar a tela do NoteBook para outras funções, o que eu acredito que você queria é pegar o painel LCD do seu dispositivo (provavelmente o mesmo de onde saiu a WebCam, né? rs) e dar um novo destino para ela, certo?
      Se for isso, muto provavelmente você precisará de um Controller Board Kit. Eu já usei um desses e o resultado foi parecido com isso aqui: http://goo.gl/fKFqzP
      O modelo da que eu usei era R.RM5251, mas isso varia de acordo com o modelo do painel que você tem e das saídas que você quer (A minha tinha DVI e VGA, mas você encontra no eBay com HDMI ou AV, por exemplo).
      A ligação final fica parecido com isso: http://goo.gl/9szAI9
      Ou seja, é possível sim, mas você vai ter que fazer uma pesquisa um pouco maior aí se quiser aproveitar a sua tela para outra finalidade. Isso se o painel ainda estiver funcionando, claro...


      Abraços,
      Thiago Lima

      Excluir
  30. Bom dia Thiago,
    Gostaria de uma informação....Realizei todo o processo, mas para a conexão tenho as seguintes cores de cabos em minha webcam:

    Preto
    Marrom
    Verde
    Vermelho
    E bege ou alaranjado

    E os usb são:

    Preto
    Branco
    Vermelho
    Verde
    E o outro que veio desencapado que presumo ser o aterramento

    Como faço?
    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  31. no meu caso são 5 fios
    verde 5V
    branco D-
    amarelo D+
    abobora GND
    vermelho POWER C

    se tiver como me ajudar
    por favo me ajude

    ResponderExcluir
  32. minha cam tem marrom preto vermelho verde um desencapado prata o marrom parece abobora

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. pode me ajudar tenho uma webcam de um note hp .estou em duvida como ligar pois ele tem 6 fios 2 transados e mais 4 fios 1 preto e outro3 quase na mesma cor

    https://imageshack.com/i/iq1ea711j
    https://imageshack.com/i/ew2e08dfj
    https://imageshack.com/i/p1fcb5faj

    ResponderExcluir
  35. Bem, vencido o desafio de descobrir quem era quem dos fios, que não era nada intuitivo, preto = +Vcc, desencapado = GND (esse até que era óbvio), vermelho = +DATA e marrom = -DATA, liguei e o sistema reconheceu o dispositivo pelo nome, o skype reconheceu, um utilitário de webcam reconheceu também.... só não aparece a imagem! :(

    E, sim, estava funcionando perfeitamente no notebook doador....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah sim...reconhece como Suyin Corp. Acer CrystalEye Webcam.

      Excluir
    2. Muito bom! Aqui as cores eram todas diferentes , menos o vermelho positivo, fui chutando as ligações e nada, ate que tentei seguir o padrão USB começando do vermelho , + data data - , funcionou que e uma beleza, webcam de notebook tem uma qualidade superior, ainda mais se tratando de falta de iluminação ...

      Excluir
    3. No meu caso também não foi nada intuitivo, e ficou assim, o Preto = 5V, Laranja = GND, Vermelho DATA+ e Marrom DATA-.

      A Webcam era de um notebook da STi, reconheceu como BisconCam NB Pro

      Excluir
    4. Olá, Myll! Obrigado por adicionar mais um exemplo. Que bom que deu certo, abraços!

      Excluir
  36. Tem como transformar uma câmera de celular em usb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo,

      Deve ter como, mas eu não saberia dizer como. Até mesmo porque as câmeras de celular não são já preparadas para USB como as dos NoteBooks modernos. Acho que vai dar mais trabalho, mas vale a pesquisa. Abraços e boa sorte!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Ei mano me ajuda minha webcam tem 2 fio vermelho e um amarelo e um branco como ligo

      Excluir
  37. Brother liguei da seguinte maneira.
    Web Cam > USB
    Vermelho > Vermelho
    Preto > Preto
    Laranjado > Branco
    Marrom Acinzentado > Verde
    OBS.: A Cam so tem os 4 fios mesmo.
    .
    Teste.: Liguei na maquina, comecou a instalar o driver, mas a Cam esquentou de um modo fora do normal. Removi pra nao queimar.
    Gostaria que tirasse essa duvida.
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  38. olá tiago lima gostaria de saber o que preciso ou que progama devo colocar no meu dvd
    não e dvd do computador e um dvd normal para usar minha web cam no dvd
    ja que o dvd tem entrada usb mas minha web não pega por isso da minha pergunta pode me ajudar? valeu espero a resposta ..

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. minha wecbam é essa 6-88-m5e4c-4921
    vermelho
    marrom
    verde
    desencapado (cor metal)

    sendo que o marrom e o verde estão entrelaçados
    qual seria os 5v D- D+ gnd?

    será que seria assim:

    5v vermelho
    D- marrom
    D+ verde
    gnd desencapado

    tem uma foto pra melhor entendimento
    http://img247.imagevenue.com/img.php?image=681384648_webcam_do_notebook_positivo_z94_122_557lo.jpg

    ResponderExcluir

  41. Queria saber como ligar os fios os meus são:
    Amarelo
    Sem cor (metal)
    Vermelho
    Laranja
    Preto
    Fico grato se puder ajudar!!

    ResponderExcluir
  42. a minha foi tirada de um pc tablet do governo

    Preto = 5v
    Cinzar e vermelho (enrolados entre se) = D+ e D-
    Laranja = GND
    Amarelo = pwc (coloquei junto com o preto da web que vai junto com vermelho do cabo usb)




    ResponderExcluir
  43. Sumiram as imagens do post. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  44. Sumiram as imagens do post. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, obrigado pelo aviso. Pelo visto o Blogger me fez esta gentileza de desaparecer com as fotos. Agora vou ter que ver o que faço pois será tarefa hercúlea procurar por isso nos meus backups. Talvez seja mais fácil encontrar a câmera novamente e tirar as fotos mais uma vez =)

      Abraços!

      Excluir


    2. Ei mano me ajuda minha webcam tem 2 fio vermelho e um amarelo e um branco como ligo

      Excluir
  45. Deppois de procurar por todos os comentarios identifiquei um itentico mas que esta sem resposta.
    Marcus Vinicius25 de julho de 2014 03:06
    pode me ajudar tenho uma webcam de um note hp .estou em duvida como ligar pois ele tem 6 fios 2 transados e mais 4 fios 1 preto e outro3 quase na mesma cor

    https://imageshack.com/i/iq1ea711j
    https://imageshack.com/i/ew2e08dfj
    https://imageshack.com/i/p1fcb5faj

    preto, marrom, laranja, vermelho, branco e verde trançados.
    Alguma idéia?

    ResponderExcluir
  46. olá, bom dia. eu gostaria de saber como posso fazer com a minha webcam de um acer aspire 4315. as cores dos fios são, nesta ordem: 1 fio azul,2 fios vermelho duplo, 1 fio azul claro e 1 fio negro. como devo proceder com um cabo usb de cores padrão (vermelho, branco, verde e preto).

    ResponderExcluir
  47. Olá, será q poderia postar as imagens de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adllogan. Imagens corrigidas. Não pude colocar as mesmas pois eu não mais as possuía, entretanto atualizei imagens semelhantes no lugar. Abraços!

      Excluir
  48. ola eu tenho web com cor amarela preto desencapado vermelho e laranja juntos
    e cabo usb verde vermelho branco preto o que faço




    ResponderExcluir
  49. Olá Thiago Minha cam é desse modelo de notebook HP PAVILION DV5 e os fios são preta, marrom, vermelha, laranja, amarela e verde. Quais os fios coretos para soldar num cabo USB de cores Branca, verde, vermelha e preta? Obrigadoooo!

    ResponderExcluir
  50. oi, bom meus cabos sao das cores vermelha verde marrom e um prateado ( sem cor ja descascado ), poderia me indicar qual soldar com qual?

    ResponderExcluir
  51. Olá, vc ainda responde às perguntas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, respondo sim. Só não tenho respondido sobre pinout das mais variadas câmeras. Respondi algumas perguntas para o pessoal tenha alguma ideia mas não conheço de cada único modelo que foi lançado para responder com propriedade a todos. Abraços!

      Excluir
  52. ola.... Tudo bem pode me ajudar
    estou tentando fazer as conexcoes mas nao estou conseguindo
    minha cam e de um pc sim com os seguintes codicos e cores:
    preto 5v
    laranja D-
    vermelho D+
    se cor ou metalico GND
    amarelo GPIO

    pode me ajudar como cenctar no usb que tem as cores branco preto vermelho e verde

    Obrigado

    ResponderExcluir
  53. Tem alguma forma de identificar quais são os fios certos com o multímetro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não tenho conhecimentos suficientes para afirmar que sim, mas uma maneira que consigo pensar é ligar o notebook com a webcam instalada e medir em quais fios você tem +5v e -5v. Desta forma você já encontra o negativo e positivo da alimentação. Mas não posso dizer que isso é certeiro pois não sei qual a contagem do par de transmissão (data+ e data-)

      Excluir
  54. pvf me ajude a minha webcam tem o VERMELHO MARROM PRETO (verde e branco enrrolados ) e o meu usb tem VERMELHO PRETO BRANCO E VERDE Qual cor vai em qual me ajude pfv

    ResponderExcluir
  55. Olá boa noite amigo..
    Os fios da minha câmera são.!!!
    Vermelho.
    Verde.
    Branco.
    Marrom.
    Amarelo.
    Como posso ligar no usb..?

    ResponderExcluir
  56. Depois de ler bastante os comentários, notei que o GPIO é um liga e desliga da webcam, as cores da minha veio, PRETO COMO +5VC, VERMELHO COMO D+, BEGE COMO D-, DESENCAPADO PRATA COMO GND, LARANJA COMO GPIO, LIGUEI O PRETO NO VERMELHO DO USB JUNTO COM O GPIO, PRATA DESENCAPADO NO PRETO DO USB, BEGE NO VERDE DO USB, VERMELHO NO VERDE DO USB, E FUNCIONOU, WINDOWS IDENTIFICOU DIREITINHO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sucesso, Victor! Obrigado pelas pertinentes informações. Fico feliz em ter dado certo para você! Abraços

      Excluir
  57. Que coisa boa, tudo que eu queria fazer, vou tentar e postarei aqui, mais mim tira uma dúvida, fora as de notebook que tenho, tambem tenho web normal e um dia tentei aumentar o cabo e nao deu certo, recomenda algo? tipo, quero instalar na frente da casa e levar o cabo pra o notebook.

    ResponderExcluir
  58. Segui os passos do Vitor, porém mudei inverti dois fios, na minha pelo verso estao: GPIO(AMARELO),GND(PRETO GROSSO),D+(VERMELHO),D-(LARANJA),5V(PRETO FINO)
    PRETO GROSSO COM O PRETO DA USB, VERMELHO COM VERDE DA USB, LARANJA COM BRANCO DA USB E PRETO+AMARELO COM O VERMELHO DA USB, FUNCIONOU DE PRIMEIRA.

    ResponderExcluir
  59. dm é a mesma coisa que d+ ?

    ResponderExcluir
  60. Bom dia Thiago
    Tô uma câmera de um HP pavilon
    As cores são.
    Da esquerda pra direita
    Vermelho
    Laranja
    Amarelo
    Verde
    Azul
    Roxo
    __________
    O cabo usb que vou ligar tem as cores.
    Vermelha
    Branca
    Verde
    Preta.
    Poderia né dar uma ideia de como ficaria a ligação .
    Desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. la boa noite!!!
    eu tenho uma comera que retirei de um note
    as cores são
    amarelo
    vermelho
    vermelho com cinza
    abóbora
    e verde
    eu queria ligar no usb do pc, por favor

    ResponderExcluir
  63. Oi Thiago tudo bem?
    Preciso de uma ajuda sua. Estou tentando esse experimento mas sem sucesso.
    Tenho a webcam de um HP Pavilion 5.

    Ela segue a sequência:
    Preto= Terra
    Azul= Digital_D1
    Verde= Digital_CLK
    Amarelo= +3.9 Volts
    Laranja= USBP2 +
    Vermelho= USBP2 -

    Laranja e Vermelho estão entrelaçados.

    Pode me ajudar por gentileza?

    ResponderExcluir
  64. Oi Thiago tudo bem?
    Preciso de uma ajuda sua. o meu cabo da webcam é preto braco verde castanho e vermelho. o branco e o verde estão entrelaçados. o meu cabo usb são vermelho preto verde branco. obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  65. Hola thiago como estas
    Necesito tu ayuda. el cable de mi cámara web es amarillo,naranja,rojo,marron,negro pero solo en la base pero el resto del cable esta pelado de la laptop que la recupere no recuerdo bien creo que es una hp pavilion DV

    ResponderExcluir
  66. Ola Thiago achei uma webcam do notebook Dell i14-5452-B03P e obiservei que nela tem uma led , o modelo dela é -> SUYIN HF1026-T838-HN01 E169497 .
    Essa são as informações que tem na webcam da dell

    ResponderExcluir
  67. tem como ligar a webcam com a led pelo USB ??

    ResponderExcluir
  68. Jorge Lopes - Olá, tenho uma placa de webcam DA460V6BSXROY com 6 fios.
    vermelho enrolado no laranja
    Verde
    Amarelo
    Azul
    Preto
    Pode ajudar a conectar na USB (Preto - Branco-Vermelho-Verde-malha )

    ResponderExcluir